Criando a sua própria Lixeira Inteligente: Protótipo do Circuito Eletrônico da Lixeira (Parte 2)

Vimos, na Parte 1 deste artigo, os procedimentos básicos para a seleção de componentes eletrônicos, compreensão da lógica e programação do código da nossa Lixeira Inteligente em linguagem de blocos. Foi possível simular no Tinkercad e atestar o princípio de funcionamento. Agora, iremos montar o protótipo físico que irá compor os componentes eletrônicos do projeto, exatamente como montamos em ambiente de simulação Tinkercad. Vamos lá?

Montagem do Circuito em Protoboard

Em primeira instância, devemos selecionar os componentes a serem utilizados para a montagem do projeto. Basta escolher os mesmos componentes utilizados para a simulação.

ComponenteQuantidade
Arduino Uno R3 e cabo USB1 unidade
Sensor de distância ultrassônico 1 unidade
Posicional Microservo 1 unidade
Placa de ensaio pequena1 unidade
Cabos Jumper Macho/Macho
Reprodução: Do próprio autor.
Reprodução: Do próprio autor.

Em primeira instância, devemos efetuar a montagem do circuito na Protoboard, a matriz de contatos elétrica que comumente utilizamos para efetuar uma rápida conexão entre os elementos. Neste modelo utilizado em nosso exemplo, usamos uma versão mini da Protoboard, em que temos trilhas horizontais no centro para conexão dos componentes e trilhas verticais nas laterais para a alimentação do seu circuito, conforme indicadas pelas setas na imagem à seguir. Ao efetuar o encaixe dos componentes, devemos nos certificar que pontos de conexão de um mesmo componente mão estejam em uma mesma linha, mas em linhas diferentes. Esse detalhamento é, também, demonstrado na imagem à seguir.

Para a montagem, basta seguir o esquemático disponibilizado na página do projeto, no site do Tinkercad. Reproduza exatamente conforme o esquema da simulação, com atenção ao detalhamento da alimentação da placa, sensor e motor. Ao plugar o seu Arduino no computador, a placa será automaticamente alimentada, e você deverá, agora, efetuar a conexão “+” e “-” nas trilhas da Protoboard, ligando, em seguida, aos terminais de alimentação do sensor ultrassônico e do Servomotor, conforme imagens à seguir.

Chegou a hora! Vamos carregar o código e programá-lo no Arduino!

Sim, chegou o momento mais esperado, que é quando iremos ver, na prática, o funcionamento do protótipo que irá compor a nossa Lixeira Inteligente! Aqui, vai a grande sacada: Depois de ter programado o seu código com a linguagem de programação em Blocos, você poderá converter na linguagem textual necessária para carregar o firmware no Arduino! Neste caso, iremos precisar converter a linguagem de blocos para a linguagem nativa da IDE do Arduino, que é uma linguagem quase integralmente baseada no C++, uma das mais conhecidas linguagens de programação em uso atualmente.

Para tal, basta selecionar a opção Blocos + Texto no menu, copiar o código e colar na IDE do Arduino, em um novo projeto. Fácil, não?

Reprodução: Do próprio autor.
Reprodução: Do próprio autor.
Reprodução: Do próprio autor.

Conclusão

É muito legal quando olhamos o nosso projeto, antes simulado, tomar vida com uma montagem prática, não é mesmo? E olhe que nem montamos a Lixeira Inteligente ainda… Pudemos perceber, com este exercício, algumas diferenças entre as variáveis no campo da teoria e no campo da prática. Na simulação, tudo ou mais constante, a tendência é que as coisas sempre funcionem como planejado. E, você, conforme esteja iniciando as suas montagens em Protoboard e suas aventuras em robótica, deve ter percebido que, volta e meia, aparecem alguns inconvenientes: Uma má conexão, conexão em uma trilha errada, algum cabinho jumper com mal funcionamento, etc. O importante aqui é manter o foco, concentração e disciplina para montar tudo certinho e ver o seu circuito funcionamento perfeitamente!

Para que possa saber em mais detalhes, preparemos esse vídeo abaixo, para que possas revisar todo o procedimento de montagem feito nesse artigo. Aguarde pela Parte 3, em breve!

Reprodução: InovaEduTech Channel

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